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HIPERCRESCIMENTO #9 - Aprenda com nossos erros

“O crescimento cria mais problemas do que resolve… mas os problemas são o de menos.”

Um engenheiro da EchoSign, experiente no desenvolvimento de empresas de internet voltadas ao consumidor e tecnologia empresarial, uma vez comentou que ele não gostava de vendas de SaaS para empresas pois o processo nunca se tornava mais fácil.

Mas uma das principais lições que Aaron aprendeu na própria EchoSign, é que a facilidade vem em outros aspectos e isso vale para todos os empreendedores e startups de tecnologia.


As coisas ficam muito mais fácil quando se ultrapassa a marca dos 50 colaboradores e a receita recorrente anual passa dos US$10 milhões, depois dos US$15 milhões a US$20 milhões.

Isso não significa que fica mais fácil crescer, satisfazer investidores ou seguir o plano, mas os problemas operacionais parecem desaparecer. Quando entra-se nesse cenário vemos alguns fatos se revelarem:

  • a base de clientes é diversa e não depende de peixes grandes;
  • as equipes de venda e customer success trabalham de um modo colaborativo, mesmo com algumas imperfeições, mas de forma eficaz;
  • o produto ainda pode ter algumas falhas, mas possui diversos recursos e oferece o que muitos clientes precisam.

A cada seis meses o nível terá de ser elevado, afinal a concorrência será cada vez mais difícil, e para as empresas que abrirem o capital, a pressão será mais forte do que nunca.

Em meio a esse cenário há 5 principais medidas que os melhores líderes de vendas devem saber:

Medida 1: aumentar o tamanho das transações assim que possível.
Medida 2: os melhores representantes apresentam bons resultados em 30 dias.
Medida 3: toda sua equipe de vendas seja sincera.
Medida 4: as melhores equipes de vendas permanecem unidas.
Medida 5: o outbound e o inbound são complementares.

HIPERCRESCIMENTO #9 - Aprenda com nossos erros
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