A importância do Customer Success na sua máquina de vendas 2.0
Resenha da palestra Customer Success: como implementar sua máquina de vendas 2.0 no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Mateus Pestana, CEO da SenseData.
Muita gente acredita que o sucesso do cliente é algo muito novo, mas estão enganados. Esse conceito existe há muito tempo. O que é novo é a gestão do sucesso do cliente.
Customer success é uma estratégia de crescimento para a empresa - e vale enfatizar que o crescimento deve ser feito de forma sustentável.
A responsabilidade pelo sucesso do cliente deve estar desde o founder até o vendedor, não só no time dedicado ao customer success. E para manter o sucesso do cliente ou adquirir novos, a sua empresa deve atender às exigências do novo cliente que busca por agilidade, personalização, simplicidade e preza pela experiência.
Foco na experiência
Quando o Mateus Pestana fundou a SenseData, empresa da qual é CEO, precisou abrir mão de algumas comodidades - entre elas, seu carro. Com a venda do veículo, destinou metade do valor para a empresa e o restante para viver durante um ano.
Essa situação o fez descobrir o mundo de aplicativos de transportes, onde a excelente experiência ofertada descartou qualquer possibilidade dele voltar a ter um carro. “Tenho quatro aplicativos dessa categoria e um quinto que compara o preço entre os outros quatro. Nesse caso, o competidor, literalmente, 'mora ao lado'”, conta ele. A experiência hoje é definida como "vou continuar com esse fornecedor ou vou para o fornecedor ao lado?”
Estamos em um momento onde as pessoas querem consumir coisas e ter experiências com tais coisas, mas não querem, necessariamente, tê-las. Elas querem comprar relacionamento, confiança, resultado com agilidade, simplicidade e ótima experiência.
Algumas das maiores empresas do mundo já perceberam esse comportamento. É o caso da Netflix, Google, Amazon, Airbnb, Spotify e Uber.
Sabemos que nem todas as empresas são recorrentes, mas todas vendem experiência e relacionamento. Se a sua experiência no Uber for muito ruim, você deixará de usar.
Assim como qualquer experiência digital ou em loja física. A longo prazo, a empresa perde dinheiro, branding e consequentemente receita.
Dentro desse cenário que surge o customer success para ajudar o cliente a crescer.
Dados, dados, dados
-
80% dos consumidores estão demandando por novos modelos de consumo - The Economist, 2014
-
50% das pessoas na França estão se distanciando do consumo tradicional - Institut Français d'Opinion Publique (IFOP)
-
80% das empresas alemãs lidaram com questão de modelos de assinatura - IDG Research Services
Vale a leitura da The Economist, edição Power at last.

Recorrência x Previsibilidade x Customer Success
A proatividade é um dos pontos dentro dessa estratégia. É deixar de correr atrás apenas do problema, mas se antecipar ao problema do seu cliente e crescer junto com ele.
O maior KPI de sucesso que uma empresa pode ter é a recompra e renovação do contrato. Ninguém dobra uma aposta em que não se confia ou renova um contrato de algo que não gera um bom resultado.
O relacionamento no B2B é bem mais complexo que no B2C, porque quem compra não é quem usa ou quem paga. Existe um mapa de relacionamento que você deve trabalhar com o cliente para sempre ter informação suficiente.
Na hora que você investir mais dinheiro em vendas, o teu CAC vai aumentar, o seu tempo de recuperação vai ser maior, o seu LTV vai continuar o mesmo, porque você não investe onde você deveria investir e a tendência é piorar.
Agora se a sua empresa está focada em recorrência, aí temos um outro modelo com cinco grandes elementos que formam o resultado final no mês e estão nas mãos ou são influenciados pelo customer success:
- churn;
- downsell;
- new sales;
- upsell;
- cross-sell.
Acontece que as empresas geralmente estão investindo em new sales, em vez de se preocupar em manter o cliente feliz e satisfeito. Entretanto, manter um cliente custa 5x menos do que adquirir um novo cliente.
Se pararmos pra pensar, receita previsível é falácia se você não tem customer success, porque o cliente pode cancelar ou ir embora. As receitas não estão garantidas e cada vez mais você tem novos modelos: pagar por uso, por consumo e por resultado.
O papel do Customer Success 2.0
O customer success 2.0 é:
- uma maratona e não uma corrida de 100mts;
- um por todos e todos por um;
- quebrar paradigmas e olhar de fora para dentro da empresa;
- segmentar, analisar, testar, acertar, errar, corrigir.
Customer Success é como vendas: você irá testar, corrigir, reduzir, ampliar e mudar. A única coisa que não se pode fazer é acreditar que dá para viver sem. - Matheus Pestana
Seja para reduzir gastos, para aumentar a venda, para melhorar a produtividade, para gerar mais lead. Qual é o sucesso que o teu serviço ou produto gera para o seu cliente? Como você consegue acompanhar o cliente ao longo dessa jornada e se antecipar de um modo geral para que ele continue investindo, renovando contrato e evoluindo?
O maior exemplo de sucesso não é qualquer indicador interno que você meça, é a renovação de contrato, aumento de compra, recompra e cross-sell.
Esteja no próximo Ramp Up Tour! Passaremos em mais de 15 cidades, confira!