E-mails de prospecção: 4 modelos para você seguir (ou não) na sua empresa!

Os e-mails de prospecção são parte fundamental do contexto de vendas, principalmente por aliar a criatividade e a clareza de comunicação no processo de relacionamento com os leads..

Por conta disso, para gerar resultados de verdade, junto à uma alta performance de vendas, é necessário construir uma comunicação estratégica, eficiente, inteligente e alinhada. Neste tipo de cenário, nada melhor do que contar com e-mails de prospecção matadores!

Uma vez que a importância do e-mail cresceu, também aumentou o número de comunicações que os leads recebem, o que significa que a concorrência está cada vez mais alta e a sua empresa não pode ser só mais uma na fila e precisa se diferenciar.

Neste sentido, fica claro que a estratégia conta muito, né?

Por isso, trouxemos alguns exemplos de tipos de prospecção que você pode se basear na hora de personalizar suas mensagens. Continue lendo e veja como funciona!

Como os modelos de exemplo de e-mails de prospecção podem te ajudar?

Esses e-mails de prospecção têm o objetivo de criar interesse e gerar engajamento nos leads. Assim, vale a pena ter alguns modelos definidos - desde que esses sejam bem estruturados a fim de atingir os resultados esperados.

Tendo em vista que utilizar esses tipos de prospecção pode ajudar os processos comerciais na prática, alguns benefícios ficam bem aparentes, como por exemplo:

  • Planejamento de e-mails específicos para direcionar primariamente ao ICP (perfil de cliente ideal);
  • Redução de tempo e esforço gasto pela equipe, elaborando a abordagem pessoal de cada e-mail;
  • Aumento da produtividade do time de marketing e vendas;
  • Agilidade e praticidade no envio dos emails de prospecção;
  • Conquista efetiva de boas oportunidades de negócio.

Com essas abordagens citadas acima, é possível alinhar o desenvolvimento dos e-mails de prospecção que fazem os leads responderem.

Exemplos de e-mails para prospecção digital

1. Abordagem positiva através de reunião

Assunto: Reunião - /*empresa*/ <> “empresa Y”

Olá, /*nome*/ tudo bem?

Meu nome é xxxx, sou analista de negócios da ‘empresa Y’. Em conversa com algumas pessoas influentes no seu segmento de mercado, cheguei ao seu negócio.

Talvez você esteja encontrando as mesmas dificuldades na gestão do seu negócio: a falta de controle nos serviços realizados, o alto gasto com combustível em rotas não otimizadas e o desperdício de tempo ($) em áreas de estacionamento e filas de espera.

Acredito que estes também sejam alguns pontos que possam ser melhorados na sua empresa. Seja o vetor dessa mudança!

Me dê a oportunidade de conversar por 15 minutos com você e apresentar alguns conceitos para que você possa levar até sua empresa a oportunidade para a busca de melhores resultados e assim se tornar ainda mais competitiva nesse segmento.

Posso te ligar brevemente para conversarmos?

Me passe seu contato?

Esse exemplo começa com uma provocação imediata, o interesse em fazer o receptor ler utilizando o assunto como gatilho.

Além disso, utilizar gatilhos de identificação de dores. Demonstrar a esse lead de forma simples e objetiva alguns problemas que ele enfrenta e como você pode ajudar nas melhorias é extremamente eficiente.

Lembre-se: esse é apenas um exemplo, na hora de escrever o seu e-mail de prospecção, modifique as dores de acordo com o nicho de atuação do seu lead. Evidencie a dor e só depois demonstre a sua receita, a sua solução.

Esse template é direto: evidencia a dor, conecta a solução e faz uma call to action objetiva no final.

2. Abordagem positiva ativando curiosidade no assunto

Assunto: /*empresa*/ + nome da empresa | Apresentação

Olá, /*nome*/ tudo bem?

Sou o xxx da empresa Y e vi a /*empresa*/ através de pesquisas de possíveis parceiros.

Temos uma plataforma completa e somos especialistas em recuperação de vendas.

Dei uma olhada no site de vocês e acredito que uma possível parceria possa trazer um aumento significante de receita para o seu negócio.

Hoje já ajudamos clientes como a Player de Mercado a extrair a conversão máxima e melhorar seus resultados.

Consigo falar brevemente com você ainda esta semana?

Aguardo seu retorno!

Notou a diferença do começo desse template? Uma abordagem direta e completa, sem floreios e que chamasse a atenção do leitor.

É interessante atentar a isso, pois imagine só você como recebedor desse email, o que te faria ler? O que te chamaria a atenção? Pensar assim e utilizar de uma abordagem mais direta é essencial para uma boa taxa de conversão.

Algo a melhorar nesse template é a evidência de dores. Faltou um pouquinho desse levantamento para ativar o gatilho da identificação.

3. Abordagem provocante

Assunto: Queda de receita no final do ano

Oi, /*nome*/ tudo bem?

Coisa rápida, não vou te tomar mais do que 2 minutos, ok?

Eu sou o Kesley, da Ramper, e estou falando com alguns c-levels que encontrei no LinkedIn e não podia deixar de falar contigo.

Nós rodamos uma pesquisa com empresas digitais de tecnologia e, pasme, 86% delas tem uma grande queda na geração de leads e consequentemente na geração de receita no último quarter causada pela redução comum dos negócios no fim do ano.

Uma grande alternativa na queda dos leads é justamente colocar mais esforço e inteligência em canais ativos de prospecção, como o outbound, e por isso que entrei em contato contigo.

Nós estaremos ajudando empresas a triplicar de abordagens automatizando a prospecção de forma digital e gerando mais leads qualificados.

Faz sentido pra você batermos um papo de 5 minutos sobre isso?

Abs!

Esse template foi utilizado em uma campanha que realizamos aqui na Ramper anteriormente. Foi uma abordagem exclusiva para founders e CEO’s de empresas de tecnologias de São Paulo e com um maior número de funcionários.

Mas por que essa informação é relevante?

Para você entender a importância do direcionamento da mensagem! Não adianta apenas copiar e colar o template. É fundamental direcionar, entender as dores do lead, montar uma estratégia de acesso.

Isso fica claro desde o assunto até o rodapé do e-mail de prospecção.

Além disso, é bom citar que esse é um dos tipos de prospecção sazonal. Note que falamos sobre a queda de receita no fim do ano.

Além de ter pleno conhecimento de quem prospectar e o mais importante, o porquê fazer isso.

4. Abordagem negativa - template egocêntrico

Assunto: Campanhas

Olá, /*nome*/ tudo bem?

A ‘Empresa Y’ quer te apresentar uma oportunidade única de alavancar e fortificar sua marca no mercado!

Obtemos certificados de autorização, assessoramos com responsabilidade e prestação de contas perante o órgão autorizador.

Quer lucrar (mais) através de campanhas realizadas com segurança?

Para saber mais, nos retorne para um bate-papo sem compromisso. Será um prazer falar com você!

É muito difícil que um template com uma abordagem tão fria faça sucesso dentre uma concorrência tão grande.

Quando pensamos em e-mails de prospecção estamos vinculando isso a uma imagem atrativa, quente, com argumentos convincentes e que atraia o olhar do lead, algo que realmente não ocorre nesse template.

Por que os e-mails de prospecção são tão importantes no fluxo de vendas?

Graças às plataformas de prospecção digital como a Ramper, atualmente é possível fazer disparos em massa dos emails de prospecção sem perder o seu principal foco.

Fazer com que a pessoa que recebeu o e-mail realmente entenda que ele foi escrito para ela é o principal objetivo dessa técnica!

Por ser um e-mail pessoal, ele não conta com inserção de imagens, gifs e afins. Normalmente, é um e-mail feito em corpo simples, apenas com informações relevantes de verdade para aquela mensagem.

Relembre dos e-mails que você troca no dia a dia - a maioria deles são trocas de mensagem em texto, certo? Então os e-mails de prospecção digital seguem este mesmo padrão de comunicação, para realmente criar este ambiente de conversa entre duas pessoas.

Por isso, para que a prospecção seja realmente efetiva, é fundamental que o fluxo de cadência seja devidamente organizado e respeitado, garantindo que um lead seja abordado no momento certo e pelos canais corretos.

Mão de obra de qualidade + ferramenta certa = ótimos resultados!

Agora que você já entende como os e-mails de prospecção são importantes para alavancar sua taxa de conversão de leads e como fazer isso com qualidade, já pode pensar em uma ferramenta para auxiliar nesse disparo.

Está na hora de você contar com um software de prospecção.

Essa é uma plataforma que ajuda a colocar todas as suas abordagens prospectivas no piloto automático e sem perder a qualidade.

O Ramper acaba com o estresse de executar diversas tarefas diárias relacionadas a isso. Esqueça a necessidade de trabalhar manualmente com planilhas de prospecção ou sistemas complexos.

A nossa solução permite automatizar sequências de e-mails e follow-ups, programar o momento certo de enviar um lead para o CRM ou nutrição e ainda oferece ótimas métricas para que você identifique quais são os pontos positivos e quais são aqueles que precisam ser ajustados em sua prospecção.

E então, que tal ter mais sucesso com os seus e-mails de prospecção?
Peça sua demonstração e invista em seu negócio!