/ Prospecção

Escrevendo um e-mail de apresentação matador

O e-mail de apresentação é igual a fase da paquera: o primeiro contato precisa ser interessante e dar um gostinho de quero mais. Caso contrário, é uma oportunidade perdida.

E se a primeira impressão é a que fica, que ao menos o seu potencial cliente tenha uma boa impressão, mesmo não fechando o negócio em um primeiro momento.

O erro recorrente

A maioria das pessoas usam técnicas de e-mail marketing para aumentar o número de respostas.

Inserem HTML, GIF, imagem, cabeçalho visual e outras mídias para enriquecer o conteúdo e deixá-lo visualmente bonito aliado a um texto puramente marketeiro.
O ponto é que isso não vai funcionar como e-mail de apresentação.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para a publicidade e de fato oferece recursos atraentes que o tornam flexível.

Pode ser usado para envio de promoções, newsletter, confirmação de compra etc. E mesmo com tantos recursos, existem boas práticas a serem seguidas para usar essa ferramenta dentro da estratégia de marketing.

Porém, como primeiro e-mail de contato, o e-mail marketing está longe de ser a solução para a prospecção.

Você já recebeu um primeiro contato de uma empresa seja por telefone ou e-mail oferecendo um produto, certo? Se você tinha interesse, conhecia a empresa e ela possuía algo que atendia a sua necessidade, foi meio caminho andado para o vendedor. Mas na maioria dos casos, não é assim que acontece.

O seu potencial cliente provavelmente nunca ouviu falar da sua empresa ou da sua solução.

Começar um relacionamento com um slogan bonitinho, termos técnicos e palavras de difícil compreensão para explicar o quanto o seu produto é incrível e pra fechar com chave de ouro informar o valor, definitivamente não vai ajudar a sua empresa a vender, pelo contrário, portas podem ser fechadas.

O Santo Graal do primeiro contato

A personalização deve ser a chave para você se comunicar seja qual for o meio. Por isso, o e-mail marketing não é o melhor e-mail de apresentação, pois não há customização.

O cold mail é o que chamo de Santo Graal para ser usado como e-mail de apresentação e para todo o fluxo de e-mails.

Ele é muito usado para prospectar novos negócios ou até para a busca de emprego, embora não seja usado com as técnicas apropriadas para obter o resultado esperado.

Técnicas para um e-mail de apresentação matador

Um e-mail de apresentação precisa ter estrutura, foco e simplicidade. Confira oito técnicas para te ajudar a produzir um conteúdo conciso e atraente.

O foco é a pessoa e não na venda

Essa é a hora da conquista!

O objetivo do primeiro e-mail é o de transformar desconhecidos em curiosos. A ideia é conseguir uma janela de atenção com uma pessoa que ainda não te conhece.

O foco deve ser na pessoa com quem você está falando e em como pode ajudá-la.
Não é o momento de tentar uma venda e sim em demonstrar interesse em conversar.
Não seja genérico na mensagem e personalize com o nome do destinatário e o nome da empresa. Valide o que o seu potencial cliente faz e a missão na empresa,

Dê atenção ao campo assunto

Ele deve ser atraente o suficiente para que desperte a curiosidade e o e-mail de apresentação seja aberto, mas sem entregar o objetivo daquela mensagem.

Apresente-se

Lembre-se: o seu potencial cliente não conhece você. Portanto, apresente-se, informe quem você é e como você o achou. Caso contrário dará a impressão que é mais um e-mail marketing.

E-mail otimizado

O e-mail otimizado é um e-mail curto, mas que consegue passar a sua mensagem na totalidade e que há espaçamentos para uma leitura fluída.

Escreva o e-mail, releia-o e desafie-se a reescrever cada parágrafo. Ao finalizar, mande um e-mail teste para si mesmo e leia no computador e celular, para checar como ficou o layout da mensagem.

Exponha a dor do cliente

Comente primeiramente sobre a dor do cliente, e não sobre o produto que você quer vender. Isso torna a mensagem mais atraente, apesar desse tipo de mensagem ser mais difícil replicá-lo de forma escalável.

Antes de falar da sua solução, entregue a proposta de valor

Mostre o resultado que um dos seus clientes conseguiu através do uso com o seu produto. Essa informação aumenta a credibilidade para quem lê. Mas o resultado deve ser real, ok?

Não adianta, quando é inserido algum tipo de mídia ou link dá a impressão que não é um e-mail direto à pessoa e sim enviado em massa. Portanto, evite usar essas mídias e quanto ao link, além da mesma impressão em relação às mídias, se você inserir muitos links é possível do seu e-mail cair na caixa de Spam.

O e-mail de apresentação, como o próprio nome dá a entender, é que é para apresentação, para criar um primeiro contato. Logo você não precisa direcionar o potencial cliente para um site, por exemplo.

Finalize o e-mail com uma chamada para ação

O que você quer que o potencial cliente faça após ler o seu e-mail? Que indique a pessoa com quem você deve conversar? Marque um papo contigo por telefone nos próximos dias?

Tenha isso em mente para fazer o call to action (CTA).

Templates de e-mail de apresentação

Crie templates (modelos) de e-mail de apresentação para facilitar o trabalho operacional e aumentar a sua produtividade. Com os templates em mãos depois é só customizar os campos necessários.

Cada template deve ter uma abordagem com um objetivo diferente, os mais recorrentes a realidade dos seus potenciais clientes.

Abaixo deixo dois modelos produzidos pelo Ricardo Corrêa, CEO da Ramper:

Template 1: Case de empresa do mesmo setor
Assunto: Case da {empresa similar à do prospect}

Oi {Nome da pessoa}, como vai?

Faço contato contigo, pois estamos inseridos na mesma indústria e acredito que pode haver uma troca de experiências bem interessante.

Aqui na {sua empresa}, nós ajudamos empresas como a {empresa do prospect} a resolver {problema que sua solução resolve}. Inclusive, ajudamos a {empresa similar a do prospect} a {resultado obtido com a solução}.

Acredito que podemos replicar esses resultados na {empresa do prospect}. Por favor, analise o material deste link e me retorne com o que achou.

Abs,

Prós deste template:

  • Fala do problema do cliente, e não do seu produto, o que torna mais atraente;
  • Passa credibilidade com um case real.

Contras deste template:

  • Pelo grau de customização, pode ser mais difícil replicá-lo de forma escalável;
  • O call-to-action estimula que o prospect responde, mas pode trazer algumas respostas vagas como "vi o material, mas não estamos olhando pra isso agora".

Template 2: Mobile cold mail
Assunto: {Empresa do prospect}

{Nome do prospect},

Sou o {seu nome} da {sua empresa} e ajudamos empresas como a {empresa do prospect} com {breve pitch da sua solução}.

Quero estabelecer contato e te contar um pouco mais. Podemos falar brevemente ao telefone, se possível ainda essa semana?

Abs,

{Seu nome}
Sent by my iPhone

Prós deste template:

  • Direto ao ponto;
  • Transmite bastante autenticidade, pois dá a entender que foi escrito de um smartphone.

Contras deste template:

  • Por ser direto demais, pode não cativar alguém que não está buscando exatamente por aquilo que está sendo proposto no e-mail.

Quer mais templates? Veja 10 templates de cold mail que seus prospects irão responder

Fluxo de e-mails

Os clientes podem não responder ao primeiro e-mail, mesmo caso eles tenham lido.

Para isso é importante criar uma cadência de e-mails para serem enviados a cada dois dias. O problema é que fazer essa tarefa manualmente é insustentável.

Use e abuse da tecnologia para economizar tempo, dinheiro e criar um processo inteligente. É possível assim aumentar o número de prospecção, gerar mais leads qualificados e automatizar o follow-up (cadência de e-mails).

Escrevendo-um-e-mail-de-apresenta--o-matador

A taxa de abertura do seu e-mail de apresentação vai depender do seu entendimento sobre a dor do seu potencial cliente, do conteúdo e da customização.

Por isso, não adianta copiar templates da internet se você não adaptá-los a realidade do seu cliente e do seu produto. Os templates que estão na internet servem para te orientar, não para que seja usados no modo CTRL+C > CTRL+V.

Estude o mercado do seu cliente, entenda a dor, identifique se o seu produto de fato o ajuda e crie templates dentro desse universo.

E se você se interessou em usar a tecnologia a seu favor, solicite agora a demonstração do Ramper.