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Estratégias de marketing para vendas: 4 ações para gerar negócios e clientes

Quando falamos em estratégia de marketing para vendas, podemos citar como principais ações: Inbound e Outbound marketing, redes sociais, anúncios pagos e automação.

É claro que essas não são as únicas estratégias que geram retorno, entretanto, são boas opções para quem está começando a busca por ações que entreguem resultados.

Independente da estratégia de marketing para vendas que você adotar, é necessário um planejamento prévio que inclua informações como:

  • conhecimento sobre o produto ou serviço comercializado;
  • criação de personas do comprador;
  • identificação clara do problema de seus cliente;
  • anúncio da proposta de valor oferecido por seu negócio.

Entender como cada estratégia atua é um passo importante para colocar em prática ações efetivas que gerem retorno em vendas e sucesso para o negócio.

Conheça, a seguir, 4 estratégias de marketing para vendas fundamentais para o sucesso.

1 - Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a estratégia mais utilizada pelos profissionais da área.

Trata-se de uma estratégia de marketing para vendas que compreende cada fase da nova jornada do cliente e cria ações para todas as etapas do funil de vendas.

Os conceitos de funil de vendas e Inbound Marketing muitas vezes se confundem, assim como a ideia do que é marketing digital e Inbound.

Nem toda ação de marketing digital é uma ação dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Se você realiza um anúncio pago de um produto dentro da rede display do Google Adwords, por exemplo, é bem provável que você esteja criando uma experiência de Outbound Marketing (que detalharemos adiante). Além disso, criar uma página em uma rede social e alimentá-la constantemente, também não quer dizer que você tem uma estratégia de marketing Inbound.

Como dissemos no início, o Inbound Marketing considera as etapas do funil de vendas e cria ações para cada uma dessas fases, buscando gerar valor para o potencial cliente em todos os pontos de contato, principalmente por meio da produção de conteúdo relevante.

Para isso, um outro conceito se junta à estratégia de Inbound Marketing: a segmentação de clientes, sejam eles clientes reais ou potenciais.

A segmentação dos clientes, a análise do funil de vendas e a criação de conteúdo relevante constroem um fluxo de comunicação. Representado na imagem abaixo:

Como vimos na imagem acima, entre os canais de comunicação que podem ser usadas dentro do Inbound como estratégia de marketing estão:

  • e-mail marketing;
  • chatbots;
  • redes sociais;
  • marketing de conteúdo, incluindo blog posts e ebooks;
  • SEO e mais.

2 - Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o chamado marketing tradicional, pois usa essencialmente propagandas e anúncios para chamar a atenção para sua oferta.

As ações baseadas no Outbound Marketing interrompem o fluxo natural de consumo de conteúdo do cliente.

É o que acontece quando você está assistindo a um programa de TV ou a um vídeo no Youtube e é interrompido por propagandas.

Mesmo estando em baixa atualmente, ele ainda representa uma fatia importante do faturamento das empresas que investem nessa tática. Por isso, essa estratégia de marketing ainda se mantém entre as mais usadas por grandes corporações.

Como estratégia, ela é mais cara do que ações de Inbound e o retorno é pausado quando a empresa para de investir dinheiro. Entretanto, o retorno é, em geral, mais imediato — afinal não é necessário construir uma base de leads, seguidores ou clientes fiéis.

Leia mais sobre essas duas estratégias de marketing para vendas, suas vantagens e desvantagens no artigo; “O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?”.

3 - Redes sociais

O uso das redes sociais é uma das estratégias de marketing para vendas de maior sucesso entre as empresas.

A facilidade de criação de um perfil nas redes e a intimidade já existente entre empreendedor e plataformas são alguns dos motivos para o uso em massa desses canais.

Por meio das mídias sociais, um negócio pode se comunicar com milhões de pessoas, ao mesmo tempo que pode alcançar exatamente o público que busca por meio da segmentação existente dentro de cada ferramenta.

Mesmo parecendo muito fácil estabelecer um canal de comunicação nas redes sociais, para tornar essas ferramentas parte da estratégia de marketing para vendas é preciso construir um planejamento acerca dos canais adotados. Para isso você ou sua equipe devem:

  • definir sua persona;
  • escolher a rede social ideal para sua estratégia;
  • divulgar conteúdos de qualidade que ofereçam valor aos usuários das redes sociais escolhidas;
  • criar ações para engajar seu público;
  • buscar formas de captar leads nas redes sociais;
  • acompanhar as métricas e menções.

Além de criar um perfil ou página para a produção de conteúdo próprio e relevante, as empresas podem apostar no uso de influenciadores digitais para ampliar seu alcance e atrair novos potenciais clientes.

4 - Anúncios pagos

Entre as estratégias de marketing para vendas, pode-se citar os anúncios pagos que estão inclusos dentro do Outbound Marketing, entretanto, também podem ser usados de maneira menos agressiva e interruptiva.

De qualquer forma, os links patrocinados são muito relevantes para os resultados de um negócio, principalmente em casos de vendas online, como infoprodutos e e-commerce.

Os anúncios pagos podem ser usados com objetivos variados como:

  • atração;
  • remarketing.

O Google Shopping é uma novidade que destaca produtos durante a pesquisa de um usuário no Google e é uma excelente forma de alcançar mais visualizações e conversões.

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Além do Google Adwords, também é aconselhável o investimento em anúncios em redes sociais que façam sentido para seus objetivos, entre elas: Youtube, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Ferramenta de marketing para vendas

Com o grande volume de estratégias de marketing as empresas precisam de apoio para gerenciá-las. Esse apoio vem da ferramenta de inbound marketing robusta, capaz de realizar uma gestão eficiente.

Por meio da automação de marketing as empresas podem automatizar uma série de ações, como:

  • envio de e-mails;
  • SMS;
  • captação de leads;
  • qualificação de leads;
  • publicação em redes sociais;
  • segmentação de contatos e mais.

Tudo isso é chamado de fluxo de automação.

Essas estratégias são altamente efetivas no aumento das vendas online devido ao acompanhamento preciso executado com cada cliente.

Por isso, busque por um software de automação de marketing e inclua-o em sua estratégia de marketing para vendas.