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Estratégias de marketing para vendas: 4 ações para gerar negócios e clientes

Entre as estratégias de marketing para vendas estão Inbound e Outbound Marketing, redes sociais, anúncios pagos e automação de marketing.

É claro que essas não são as únicas ações que geram retorno sobre investimento de marketing, entretanto, são boas opções para quem está começando a busca por um marketing que entregue resultados.

Independente da estratégia de marketing para vendas que você adotar é necessário um planejamento prévio que inclua informações como:

  • conhecimento sobre o produto ou serviço comercializado;
  • criação de personas do comprador;
  • identificação clara do problema de seus cliente;
  • anúncio da proposta de valor oferecido por seu negócio.

Entender como cada uma das estratégias de marketing para vendas atua é um passo importante para colocar em prática ações efetivas que gerem retorno em vendas e sucesso para o negócio.

Acompanhe a seguir as 4 estratégias de marketing para vendas que listamos como fundamentais!

Estratégias de marketing para vendas: 4 caminhos para conversão

1 - Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a estratégia queridinha entre os profissionais de marketing.

Trata-se de uma estratégia de marketing para vendas que compreende cada fase da nova jornada do cliente e cria ações para cada etapa do funil de vendas.

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Imagem: Tercerize

Os conceitos de funil de vendas e Inbound Marketing muitas vezes se confundem, assim como a ideia do que é marketing digital e Inbound.

Nem toda ação de marketing digital é uma ação dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Se você realiza um anúncio pago de um produto dentro da rede display do Google Adwords, por exemplo, é bem provável que você esteja criando uma experiência de Outbound Marketing. Além disso, criar uma página em uma rede social e alimentá-la constantemente, também não quer dizer que você tem uma estratégia de Inbound Marketing.

Como dissemos no início, o Inbound Marketing considera as etapas do funil de vendas e cria ações para cada uma dessas fases, buscando gerar valor para o potencial cliente em todos os pontos de contato, principalmente por meio da produção de conteúdo relevante.

Para isso um outro conceito de junta ao que é Inbound Marketing: segmentação de clientes (reais ou potenciais).

A segmentação de clientes, a análise do funil de vendas e a criação de conteúdo relevante constroem um fluxo de comunicação que podemos representar na imagem abaixo:

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Imagem: Escola de Marketing Digital

Como vimos na imagem acima, entre os canais de comunicação que podem ser usadas dentro do Inbound Marketing estão:

  • e-mail marketing;
  • chatbots;
  • redes sociais;
  • marketing de conteúdo, incluindo post blogs e ebooks;
  • SEO e mais.

2 - Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o chamado marketing tradicional, que usa essencialmente propagandas e anúncios para chamar a atenção para sua oferta.

As ações baseadas no Outbound Marketing interrompem o fluxo natural de consumo de conteúdo do cliente.

É o que acontece quando você está assistindo a um programa de TV ou a um vídeo no Youtube e é interrompido por propagandas.

Mesmo estando em baixa atualmente ele ainda representa uma fatia importante do faturamento das empresas que investem nessa tática. Por isso, o outbound marketing ainda se mantém entre as estratégias de marketing para vendas mais usadas por grandes corporações.

Ela estratégia é mais cara do que ações de Inbound e o retorno é pausado quando a empresa para de investir dinheiro. Entretanto, o retorno é em geral mais imediato, afinal não é necessário construir uma base de leads, seguidores ou clientes fiéis.

Leia mais sobre essas duas estratégias de marketing para vendas, suas vantagens e desvantagens no artigo; “O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?”.

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Imagem: Rock Content

3 - Redes sociais

O marketing nas redes sociais é uma das estratégias de marketing para vendas com maior sucesso entre empresas.

A facilidade de criação de um perfil nessas redes e a intimidade já existente entre empreendedor e plataformas são alguns dos motivos para o uso em massa desses canais.

Por meio das mídias sociais um negócio pode se comunicar com milhões de pessoas, ao mesmo tempo que pode alcançar exatamente o público que busca por meio da segmentação existente dentro de cada ferramenta.

Mesmo parecendo muito fácil estabelecer um canal de comunicação nas redes sociais, para tornar essas ferramentas parte da estratégia de marketing para vendas é preciso construir um planejamento acerca dos canais adotados. Para isso você ou sua equipe devem:

  • definir sua persona;
  • escolher a rede social ideal para sua estratégia;
  • divulgar conteúdos de qualidade que ofereçam valor aos usuários das redes sociais escolhidas;
  • criar ações para engajar seu público;
  • buscar formas de captar leads nas redes sociais;
  • acompanhar as métricas e menções.

Além de criar um perfil ou página para a produção de conteúdo próprio e relevante, às empresas podem lançar mão de influenciadores digitais para ampliar seu alcance e atrair novos potenciais clientes.

4 - Anúncios Pagos

Entre as estratégias de marketing para vendas, os anúncios pagos estão inclusos dentro do Outbound Marketing, entretanto, também podem ser usados de maneira menos agressiva e interruptiva.

De qualquer forma, os links patrocinados são muito relevantes para os resultados de um negócio, principalmente em casos de vendas online, como infoprodutos e e-commerce.

Os anúncios pagos podem ser usados com objetivos variados como:

  • atração;
  • remarketing.

O Google Shopping é uma novidade que destaca produtos durante a pesquisa de um usuário no Google e é uma excelente forma de alcançar mais visualizações e conversões.

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Além do Google Adwords também é aconselhável o investimento em anúncios em redes sociais que façam sentido para seus objetivos, entre elas: Youtube, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Ferramenta de marketing para vendas

Com um volume sem precedentes de estratégias de marketing para vendas para serem gerenciadas, qualquer empresa precisa de apoio e esse apoio vem de uma ferramenta de inbound marketing robusta, capaz de realizar uma gestão eficiente.

Por meio da automação de marketing as empresas podem automatizar uma série de ações, como:

  • envio de e-mails;
  • SMS;
  • captação de leads;
  • qualificação de leads;
  • publicação em redes sociais;
  • segmentação de contatos e mais.

Tudo isso é chamado de fluxo de automação.

Essas estratégias são altamente efetivas no aumento das vendas online por causa do do acompanhamento preciso que você executa com cada cliente.

Por isso, busque por um software de automação de marketing e inclua-o em sua estratégia de marketing para vendas.


Esse post foi escrito pela LAHAR, um software de Inbound Marketing robusto com funcionalidades de automação de marketing para tornar sua estratégia muito mais eficiente e com ROI elevado.

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