Fazer ligação não é mais a chave das estratégias de marketing para vendas

As estratégias de marketing passaram por mudanças ao longo dos anos, principalmente com a implementação de mais tecnologias no dia a dia. Assim, fazer ligação na tentativa de vender produtos e serviços já não é mais suficiente para o convencimento do cliente.

Essa mudança é muito esperada em um cenário pós-pandêmico, em que o uso das redes sociais e outras plataformas é mais normalizado e as ligações são cada vez mais incomuns.

Ou seja, essas novas estratégias que tornaram a ligação obsoleta partiram da própria demanda de clientes que já utilizavam outras formas para se comunicar.

Mas como funcionava o método de fazer ligação? E quais as novas estratégias desenvolvidas para marketing de vendas? Elas realmente funcionam? Continue a leitura para saber!

Como funcionava o método de fazer ligação?

O método de fazer ligação é atualmente muito questionado, devido sua baixa efetividade, e também o surgimento de uma nova cultura de comunicação.

Também conhecida como ligação de prospecção, a estratégia já não é bem vista, principalmente pela reputação não tão boa das centrais de telemarketing em todo mundo, que são raramente atendidas.

Ela consiste na ligação a alguém que você não conhece e nunca se comunicou. Sem ser solicitado, o vendedor tenta “empurrar” um serviço ou produto ao possível cliente.

Assim, já é possível entender o porquê o método não é muito efetivo e visto com irritação por quem recebe a ligação, certo? A taxa de conversão de uma “ligação fria” tende a ser muito baixa.

Além disso, uma outra questão é que cada vez menos pessoas realmente atendem ligações no dia a dia. Principalmente no caso das ligações feitas de números desconhecidos.

Logo, o método se tornou muito inviável. Uma estratégia que já não condiz muito com a contemporaneidade.

Novas estratégias de marketing de vendas

Ainda que fazer ligação não seja uma boa estratégia para o marketing de vendas, existem outras formas de você convencer o público a olhar para sua marca.

Já não é mais possível ignorar o papel de protagonismo da internet nessa nova realidade do marketing. Principalmente porque grande parte do seu público-alvo provavelmente passa horas na frente do celular ou computador.

Atualmente, as ações de marketing de vendas mais conhecidas e utilizadas são: inbound e outbound marketing, anúncios pagos e redes sociais. Mas o que são essas estratégias? Veja abaixo!

Inbound Marketing

O inbound marketing parte do entendimento de que existe uma jornada de compra feita pelo cliente. Cada pessoa passa pelas etapas de: aprendizado, reconhecimento de problema, consideração de solução e decisão de compra.

Tal jornada é “ilustrada” através do funil de vendas, onde estão marcadas as ações e métodos aplicados em cada fase em que o cliente se encontra. Assim, as estratégias são sempre direcionadas para públicos específicos.

Outbound Marketing

Já o outbound marketing é voltado para as ações de marketing mais “tradicionais”. São as propagandas e anúncios feitos com o objetivo de chamar a atenção da maior quantidade de pessoas possível.

Esses anúncios interrompem o fluxo de consumo de conteúdo de um usuário. Ou seja, são aquelas propagandas que aparecem enquanto você assiste um vídeo, está passando pelo feed de alguma rede social, ou vendo algum programa na televisão.

Uma estratégia focada mais em um público geral, e não no específico como no inbound marketing, e apresentam valores mais elevados.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são estratégias já muito conhecidas, já que estão presentes constantemente no dia a dia dos usuários da internet.

Eles podem estar dentro das ações de outbound, mas também podem ser mais sutis e aparecerem sem interromper um determinado conteúdo. São os famosos links e posts patrocinados.

Redes Sociais

A utilização das redes sociais como forma de marketing de vendas já não é mais uma opção. A grande maioria das empresas e marcas já tem presença marcada nas redes sociais mais usadas.

O Instagram, Facebook, Youtube e Twitter são as plataformas mais utilizadas nas divulgações de um certo serviço ou produto. No entanto, existem ainda mais possibilidades espelhadas pela internet.

Os benefícios da aplicação de novos métodos

Segundo dados do relatório Digital 2020 da Hootsuite, mais de 70% da população brasileira utiliza a internet, passando mais de 9h por dia conectadas.

A partir desses números, já fica muito nítida a necessidade do investimento em um marketing digital de vendas, certo? Mas para além do grande índice de pessoas conectadas, alguns outros benefícios devem ser pontuados. Entre eles:

Maior agilidade nos resultados: Por meio desses investimentos é possível que os resultados de compras e contratações sejam mais rápidos. Afinal, através de um clique já é possível encaminhar o cliente para seu setor de vendas.

Possibilidade de automação de processos: Os métodos de marketing digital automatizam diversos processos que anteriormente eram feitos um por um, como o envio de e-mails, SMS ou mensagens em aplicativos de mensagem. Aumentando então, a quantidade de pessoas impactadas pela propaganda.

Economia financeira e de tempo: O marketing digital permite que mais empresas estejam em condições de investir em propagandas e anúncios, visto que eles são mais viáveis financeiramente do que outros métodos como a ligação de prospecção. Além disso, tomam menos tempo para ação.

Identificação do cliente: Com métodos como o inbound marketing, a venda para de ser uma “roleta-russa”, e acerta mais em um público específico, que se conecta de forma mais efetiva com aquele anúncio.

Maior conversão: E claro, com maior identificação de público, maiores são as chances de que uma venda ou contratação seja realizada. Os resultados são mais certeiros, dando assim, mais sentido aos investimentos em marketing.

Invista nas novas tecnologias e em métodos mais efetivos!

Agora que você já sabe quais são as novas estratégias que são tendência no mundo do marketing, pode estar se perguntando como aplicá-las dentro de seu empreendimento, correto?

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