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Ferramentas gratuitas para aumentar a produtividade do seu time de vendas

Produtividade é um tema constante nas empresas, mas quando se trata do time de vendas, o assunto se torna ainda mais relevante.

A área de vendas tem uma dinâmica muito diferente das demais áreas de uma empresa, e trabalham com um alto volume de demandas como reuniões com clientes, e-mails a serem respondidos e muitas outras tarefas a se gerenciar.

Já que não existe a possibilidade de aumentar as horas do dia, o melhor é recorrer à ferramentas que podem automatizar tarefas e organizá-las para ganhar tempo e assim focar no que interessa: vender, mas vender com eficiência.

No final deste artigo eu tenho um convite para você, então leia até o final, ok?

As ferramentas são divididas em: organização, comunicação, CRM e utilitários.

ORGANIZAÇÃO

Google Agenda
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Com uma interface bastante amigável, o Google Agenda permite a criação de
compromissos personalizados, de diversos calendários numa mesma conta, invites de hangouts e a sua agenda ainda pode ser compartilhada com todo o time.
A mão na roda é que a ferramenta envia os compromissos do dia logo cedo, para isto, basta configurar.

Evernote

É uma excelente ferramenta para salvar ideias, capturar páginas da internet, adicionar projetos, lembretes, listar tarefas, guardar cartões de visitas escaneados e outros arquivos. A sua organização é baseada em cadernos e etiquetas. A pesquisa da ferramenta é bem precisa, o que ajuda a encontrar facilmente o que você precisa.

YouCanBook.me

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Com o YouCanBook.me integrado ao Calendário do Google, Outlook e outros serviços, você compartilha somente os dias ou horários livres da sua agenda com o cliente. É uma excelente forma para evitar o famoso “não deu por conta das agendas”.

COMUNICAÇÃO

MailTrack
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O MailTrack é uma extensão para o Gmail e Google Inbox que informa quando o seu e-mail foi visualizado por cada destinatário, além de fornecer a localização e por quais dispositivos as suas mensagens foram abertas.

E-mail Tracking by HubSpot
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Seguindo o mesmo estilo do MailTrack, a ferramenta do HubSpot faz tracking dos seus e-mails e avisa sempre que alguém abrir um e-mail que você enviou. É possível ter um histórico de cada lead com os e-mails vistos, links clicados e documentos abertos.

Nota: uma ferramenta como o MailTrack e Signals podem ser poderosos para alavancar uma venda. Você é avisado na hora em que o seu prospect abriu aquela proposta e pode telefonar de maneira “despretensiosa” para alinhar alguns pontos.

Slack
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O Slack se tornou o queridinho nos últimos anos como a melhor ferramenta de comunicação para integrar times. É possível criar canais distintos na ferramenta. Por exemplo: um canal para time de vendas, outro para time de desenvolvedores e assim por diante. É possível integrar diversos aplicativos, muitos aqui citados, para potencializar a produtividade na sua rotina.

CRM

Agendor
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O Agendor se define como uma plataforma de aprimoramento em vendas. Dentre as várias funcionalidades se destacam as notificações de visitas e tarefas, painel dedicado ao pipeline, segmentação de contatos por região, linha de produtos e muito mais! Além disso é possível separar a carteira de clientes por vendedor ou representante e integrá-lo ao seu ERP. O ponto alto: funciona sem internet.

Possui aplicativos para as plataformas iOS e Android para que você acompanhe a venda de qualquer lugar.

Nectar
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A plataforma tem um visual intuitivo e organizado com recursos fundamentais para o vendedor se manter produtivo, como tarefas, compromissos e lembretes de follow-up. É possível fazer e receber ligações e ter todo o histórico do cliente. Personalize a ferramenta conforme a sua necessidade.

HubSpot CRM
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Conhecido no mundo do Inbound Marketing, o HubSpot oferece inúmeras ferramentas para Sales e Marketing, dentre eles, uma opção de CRM gratuita.

Você pode classificar os negócios ganhos e perdidos, os compromissos programados e os contratos enviados e acompanhar o desempenho em relação às cotas definidas.

E-mail, chat e bots são alguns dos recursos que este CRM oferece para você estar em contato direto com o seu deal.

Zoho
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O Zoho é um CRM indiano que oferece uma gama de ferramentas para vendas e marketing, como chat, e-mail, telefonia, social media, blueprint, canvas e oferece a integração com outras ferramentas.
Possui vários tipos de relatórios para você monitorar diariamente suas vendas. Além de oferecer a Zia, uma assistente virtual que fornece todos os dados dos seus clentes.

UTILITÁRIOS

Google Drive
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Você não precisa do Office para criar documentos. Pelo Google Docs você consegue criar os mais diversos documentos, baixar nas mais variadas extensões e armazenar na sua conta de e-mail vinculado ao Drive, podendo compartilhar com qualquer pessoa definindo quem poderá editar e visualizar.

Pocket
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O Pocket é uma extensão para Chrome que com apenas um clique salva matérias na internet para se ler mais tarde. No corre corre do dia a dia, uma ferramenta como essa te ajuda a não perder nenhum artigo interessante e a manter a leitura em dia.

Boomerang
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É um add-on do Gmail que permite agendar o envio de e-mails, solicitar a confirmação de leitura de e-mail do destinatário, traquear links que estão no corpo do e-mail e ainda possui uma ferramenta para produzir e-mails poderosos que tendem a ter retorno.

Aumentar a produtividade é um grande desafio para qualquer empresa.
Nossa rotina muda, e com isso algumas ferramentas podem deixar de fazer sentido para uma determinada tarefa. Por isso é importante se manter atualizado sobre as melhores ferramentas para continuar produtivo e organizado.

Além de ferramentas é importante ter processos e técnicas para aumentar a sua produtividade. Conheça 18 técnicas de vendas para você dobrar a sua meta.

Decidi que este artigo deve ser escrito por mais de duas mãos. Quer ser o editor junto comigo?

É só indicar uma ferramenta gratuita que seja boa e que faça sentido para o processo de vendas nos comentários. Vou analisar a ferramenta e se realmente ela for coerente com as premissas acima, ela estará neste artigo com o seu nome e LinkedIn.

Para enviar a sua sugestão, recomendo o seguinte formato em poucas linhas:

  • Nome da ferramenta + link do site
  • Em poucas palavras, como você a enxerga na produtividade de um time de vendas
  • Link do seu perfil no LinkedIn

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