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Descubra como gerar leads para sua empresa com eventos

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa.

As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa a obter leads qualificados e duradouros?

Neste post, você irá descobrir como é possível gerar leads para sua empresa com eventos, além de conferir as principais dicas e estratégias para produzir um evento corporativo de sucesso. Confira!

Como organizar um evento

É possível realizar um evento empresarial em diversos formatos – tudo vai depender do segmento de atuação da sua empresa e dos objetivos com a realização do evento. Pode ser um curso ou workshop, um summit, uma palestra ou até mesmo um evento focado na exposição de produtos e serviços.

De maneira geral, você precisará cuidar dos seguintes itens para realizar um evento da sua empresa:

  • definição da agenda (palestras e apresentações, além da duração do evento);
  • aluguel de um espaço para sediar o evento (sala de conferências, auditório etc);
  • equipe para controle de entrada e credenciamento dos participantes;
  • kit para os participantes (brindes, amostras de produtos, papel e caneta para anotações são algumas opções);
  • organização das despesas;
  • gerenciamento de inscrições;
  • equipamentos de som e vídeo para as apresentações;
  • coffee-break;
  • divulgação do evento, com foco nas conversões (ou seja, nas inscrições).

Para fazer o acompanhamento dessas e outras pendências e evitar gastos extras e imprevistos, o mais indicado é realizar o controle por meio de uma planilha de planejamento. Assim, você sabe exatamente o que ainda falta para tirar o evento do papel e pode se organizar para que nenhum item atrase ou fique esquecido.

Identificação do público-alvo

Antes de criar ou estruturar qualquer ação ou campanha do evento, é preciso conhecer exatamente o seu público-alvo!
O ponto de partida deve ser a persona da sua empresa – no entanto, isso pode ser refinado, já que o evento realizado pode ser destinado a apenas um segmento deste perfil. Muitas empresas também possuem mais de uma persona definida, por isso é importante delimitar a qual (ou quais) o evento será focado.

Identifique quais pessoas você deseja atrair para o seu evento, pensando nas chances de conversão e transformação desses leads em clientes reais após o evento. A identificação do público-alvo será fundamental para algumas etapas do planejamento do evento, como a divulgação do evento, a definição dos temas a serem apresentados e a escolha dos profissionais responsáveis pelas palestras e atividades.

Contrapartida ao público

Normalmente, na dinâmica do marketing digital, as pessoas se cadastram a partir do download de um e-Book, planilha, infográfico ou algum conteúdo valioso para elas.
Aqui, é importante pensar em quais benefícios você pretende oferecer ao público para que ele participe do evento – ou seja, o que você irá oferecer para que se tornem leads ao se inscreverem para o evento.

Os eventos empresariais costumam ser focados na troca de conhecimentos e experiências. Assim, você pode investir em palestras e cursos com profissionais renomados do mercado, com know-how sobre algum assunto ou técnica. Nesse momento, é importante estabelecer uma agenda de temáticas que tenham a ver com a sua empresa e se relacionem de alguma maneira com os serviços que ela oferece.

Como gerar leads a partir do evento

Agora que você já tem em mãos todas as ações necessárias para colocar o seu evento em prática, vamos ao que interessa: gerar leads e atrair novos clientes!

Ao criar a página do seu evento, cada inscrição finalizada ou ingresso vendido se torna um novo lead. Por isso, é importante deixar bem claro todas as informações do evento, como endereço e data, atrações confirmadas, assuntos a serem abordados, enfim, os diferenciais que a sua produção pretende oferecer aos participantes.

A página do evento será a referência oficial para o seu público, por isso, deixe-a bem completa e otimizada para os mecanismos de busca do Google. Utilize as principais técnicas de SEO – como palavras-chave, URLs amigáveis, hiperlinks e imagens de qualidade – para aumentar a relevância do seu evento nos motores de busca.

Aqui, a grande dica é utilizar os formulários de inscrição para capturar informações preciosas dos participantes, como nome, e-mail, empresa em que trabalha, cargo e outros itens que podem variar de acordo com o seu negócio e o objetivo do evento.

Nutrição dos leads do evento

A grande vantagem de realizar um evento para gerar leads é que as informações dos inscritos pode ser enviada a um fluxo de nutrição em ferramentas de automação de marketing. Assim, você pode iniciar um relacionamento com essas pessoas, educando-as para o valor dos serviços que a sua empresa entrega.

Cada lead passa a receber comunicações personalizadas de acordo com seus objetivos e características, o que aumenta (e muito!) as chances da sua empresa convertê-lo em um novo cliente.

Divulgação do evento

A divulgação do evento é fundamental para que a sua empresa possa atingir o público-alvo de maneira qualificada. É a partir dela que as pessoas que já se relacionam de alguma maneira com a sua empresa e aquelas que ainda não a conhecem irão descobrir o evento, se interessar por ele e se transformarem em leads realizando a inscrição.

Para que esse processo de descoberta, interesse e conversão possa funcionar, é preciso planejar uma campanha de marketing com foco nos atrativos do evento e nos principais interesses do público! Defina bem alguns pontos importantes, como:

  • Quais são os objetivos e metas da divulgação?
  • Quais são os indicadores de sucesso da campanha?
  • Quais métricas serão avaliadas (acessos à página do evento, inscrições realizadas e outros)?
  • Qual valor será investido na campanha de divulgação?
  • Qual é o perfil de público que se deseja alcançar?
  • Em quais canais esse público está presente (Facebook, LinkedIn, Youtube etc)?
  • Quais são os possíveis concorrentes do seu evento?

Para atrair o seu público, você pode utilizar várias estratégias de marketing digital – dentre elas, a produção de blog posts no blog da sua empresa, anúncios patrocinados no Google e em redes sociais, e envio de campanhas de e-mail marketing para leads que já fazem parte da sua base de dados. Nesse último caso, as chances de conversão para clientes após o evento é ainda maior, pois essas pessoas já possuem um relacionamento e um interesse pela sua empresa!

Além dessas estratégias, também é importante facilitar o caminho do público para garantir as inscrições. Adicione links para a página do evento em páginas específicas do seu site, além das redes sociais e da criação do evento para divulgação no Facebook. Você também pode incorporar a aba de inscrições em áreas estratégicas do seu site – assim, os interessados já selecionam o ingresso desejado e são direcionados automaticamente para a página de inscrição.

E então, que tal começar a planejar o evento da sua empresa para obter mais leads?

Este artigo foi escrito por Nadine Alves | LinkedIn, publicitária, fotógrafa e redatora no blog da Sympla, a plataforma com o maior número de eventos do Brasil \o/