/ Marketing

3 sinais de que o marketing digital não é mais o suficiente e que chegou a hora de prospectar

Por muito tempo o marketing digital foi o carro-chefe na hora de trazer leads para a empresa. Seja por anúncios, materiais ricos, redes sociais e blog, o marketing digital trouxe inúmeras oportunidades para alavancar o negócio e trazer resultados até que significativos, principalmente no que se refere a marca.

No entanto, pouco a pouco, o marketing digital começou a trazer alguns cenários não previstos, dentre eles a estagnação. O volume de leads, na época que houve o boom do inbound marketing, era grande e ajudava muito a criar tração. Porém, com a concorrência usando essas mesmas estratégias de inbound, após alguns anos, o inbound começou a ser questionado em ser considerada “a mais eficiente fonte de geração de leads”.

A disputa pela atenção do público se tornando mais acirrada, os valores de anúncios ficando cada vez mais caros, o grande número de profissionais envolvidos para cada especialidade do marketing digital e o número de leads não sendo suficiente para encher o pipeline, o outbound voltou a ser a grande estrela nas empresas.

Chegou a hora de prospectar?

Sinal 1: a disputa pela atenção do público está acirrada

Depender do conteúdo orgânico para gerar leads, é aguardar no escuro e sem previsão do retorno à luz.

Hoje em dia, o conteúdo orgânico chega para uma pequena parcela do seu público. O Facebook é um bom exemplo disso. Fan pages com conteúdos orgânicos possuem uma grande dificuldade de sobreviver em meio a tantos anúncios e outros destaques que a própria rede transformou em prioridade para o usuário final, como o conteúdo de amigos.

De um modo geral, não dá para aguardar que o seu conteúdo receba engajamento ou conversões se for no modo orgânico.

Sinal 2: o anúncio é caro

Um anúncio precisa ser segmentado se a ideia é gerar leads qualificados. Sendo assim, quanto mais segmentado for, mais caro é. Tem leads que podem custar mais de $100 vindos de ads!
Depender exclusivamente de anúncio para gerar leads é custoso. Considere que, nem todos os leads que entrarão no seu pipeline serão clientes a curto prazo ou sequer serão clientes.

Sinal 3: envolve vários especialistas

O inbound marketing envolve muitos profissionais: redator, criativo, mídia, desenvolvedor e outros profissionais que podem otimizar a estratégia, como um especialista em inbound. No entanto, ter uma equipe dessas não sai barato.

Se considerar que o inbound marketing leva em torno de 6 meses para dar resultado, imagina quanto de dinheiro você deixará na mesa até lá.

Então o inbound morreu?

Não. Esses sinais não são “estímulos” para se trabalhar com o marketing digital, mas sim, entender de vez que trabalhar exclusivamente com essa estratégia colocará a saúde do seu negócio em risco.

O marketing digital deve ser considerado uma estratégia para se trabalhar em conjunto com o outbound, e não exclusiva, como era feita anos atrás.

Não por acaso que hoje em dia existe o conceito de funil de vendas em Y. Que une o inbound e o outbound e os leads de ambas as estratégias são inseridos em um mesmo funil.

A ideia é que o inbound ajude a criar autoridade, consistência para a marca e fornecer educação ao público - esse último é um ponto importantíssimo a considerar, já que, quando se educa o lead, ele chega na área de vendas muito mais preparado e consciente de suas dores e provavelmente entende que a solução que você tem a oferecer é a melhor para ele.

E se você está dando os seus primeiros passos e está com o pipeline vazio, considere que, leva de três a seis meses em média para ir do zero a uma geração sistemática de pipelines, e ainda mais tempo para gerar receita. Portanto, sem pressa para ter resultados imediatos - pois você não os terá e a afobação só prejudicará o processo.


Você quer escalar o seu negócio, captar leads com eficiência e aumentar o seu faturamento de forma sustentável, previsível e inteligente? Conheça melhor a nossa plataforma de prospecção B2B a e veja como ela pode te ajudar. Solicite uma demonstração aqui.

Ramp Up Tour