A prospecção de vendas é um passo extremamente importante para o crescimento saudável dos negócios. A automação dessa etapa é a alternativa para quem quer ganhar produtividade, economizar tempo e direcionar melhor seus recursos. A seguir você entenderá melhor o que é e como funciona esta prospecção, bem como os benefícios que a automação poderá trazer para o dia a dia da sua empresa.

O que é prospecção de vendas?

A prospecção de vendas trata-se da atração de clientes em potencial para o seu negócio. Nessa etapa, as empresas geralmente utilizam técnicas de Inbound e/ou Outbound marketing para atrair possíveis compradores, para que possam consumir e, posteriormente, desenvolver um relacionamento com a corporação.

A prospecção Outbound, também chamada de prospecção ativa, é quando o vendedor busca ativamente pelo possível consumidor, por exemplo quando envia e-mails para potenciais clientes. Já a Inbound é quando a empresa atrai o público até ela ao invés de buscá-lo, com estratégias de SEO, mídias pagas e marketing de conteúdo.

Muitos acham que prospectar clientes é apenas coletar dados e gerar uma base de leads, mas vai além disso. Para que a prospecção seja eficaz, ela deve gerar uma base efetiva, que venha a render bons resultados para a empresa. Para isso, é necessário dispor de certo tempo e recursos. Então, é aí que entra a automatização de processos, para facilitar tudo e aumentar a produtividade da organização.

Como automatizar processos ajuda nas vendas?

Como já dito anteriormente, a automatização poupa, além de gastos, recursos, sejam eles humanos ou materiais. Para isso, existem as plataformas de automação que geram bases com leads qualificados, personalizados para o público de cada marca, levando em conta informações como localização e profissão.

As plataformas também facilitam o processo de contato e follow-up. Tudo isso sem que sua equipe precise perder tempo, seja em planilhas do Excel ou envio de e-mails, podendo concentrar suas energias em outras ações, que podem auxiliar o bom andamento e crescimento da empresa. A automação ainda resulta em bases de leads mais confiáveis do que se feitas manualmente.

Um bom exemplo de automação de sucesso é a Mega Sistemas, empresa tradicional que arriscou mudar seu processo de vendas. De acordo com um case publicado pela Ramper, a organização reduziu seu ciclo de venda de 180 para 45 dias, teve um aumento de 225% na sua taxa de conversão, e chegou a bater sua meta em 150%, aproximadamente. Existem plataformas que trabalham especificamente com a automação da prospecção de vendas. A Ramper é um ótimo exemplo. Além de buscar e criar uma base de leads segundo o perfil de cliente ideal da empresa, a plataforma ainda conta com diversos adicionais, como a automação de follow-ups e e-mails, bem como histórico para a condução da relação com cada cliente. Assim gera bons resultados para a empresa e aumenta sua produtividade.


Quer saber como o Ramper adiciona a camada de automação à sua prospecção para melhorar seus resultados de vendas? Entre em contato conosco e solicite sua demonstração.

*Artigo escrito pela equipe de redação