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Benefícios de um sistema de gestão no relacionamento com o cliente

Dentre tantas estratégias importantes para o sucesso de uma empresa, uma das que requerem mais atenção do gestor é o relacionamento com o cliente. Afinal, sem o engajamento dele muitos avanços não seriam possíveis.

Sabendo disso, é fundamental pensar em maneiras de se aproximar do cliente,
visando estar sempre ao seu lado. Seja para tirar dúvidas, seja para oferecer novos
serviços ou, simplesmente, para lembrar da importância de algumas práticas e
ferramentas de gestão. O importante mesmo é não perder o vínculo e se mostrar
sempre disponível para atendê-lo e orientá-lo.

Por falar em ferramentas de gestão, vale destacar uma que pode ajudar você a
fortalecer o relacionamento com o cliente. Muito além do gerenciamento de
processos, os benefícios de um sistema de gestão impactam também na relação
que a sua empresa constrói com seus parceiros.

Quer entender como um software de gestão pode otimizar o relacionamento com o
cliente? Continue lendo este artigo! Descubra as vantagens que a sua equipe pode
conquistar ao usar um sistema completo.

1 - Produtividade sustentável

Esse é um dos benefícios de um sistema de gestão. Afinal, quem produz mais e
com qualidade, também tem condições de atender com mais foco.

Com um software, o time da empresa consegue estabelecer um ciclo de
produtividade sustentável
, ou seja, que dura mais tempo, usando os mesmos
recursos, e baseando-se em três pilares centrais:

  • Melhoria da comunicação entre os setores, tornando-a mais eficiente;
  • Centralização assertiva das informações sobre os clientes em uma única
    plataforma;
  • Aumento da eficiência dos processos e da operação como um todo.

Pautando o trabalho pelos recursos disponíveis no sistema e considerando esses
pilares, o time consegue manter o foco no cliente, otimizar o tempo destinado para
diferentes atividades e, claro, melhorar a produtividade e a qualidade do atendimento.

2 - Comunicação interna integrada

Já pensou como seria se todos profissionais tivessem acesso, simultaneamente, às
informações sobre o perfil e as preferências do cliente? Pois saiba que isso é
possível. Aliás, esse é um dos benefícios do sistema de gestão.

Ao usar a plataforma, você garante que todos os profissionais que interagem com o
cliente tenham acesso não só aos dados, mas também às interações que já foram
realizadas por um colega de outro setor. A equipe de criação pode, por exemplo,
conferir como foi a negociação do colega do comercial com o cliente. Igualmente,
quem está fazendo o atendimento pode visualizar o andamento da criação dos jobs.

Com as informações acessíveis para todas as equipes e atualizadas em tempo real,
o time tem condições de acompanhar o que já foi feito e entregue. Assim, é possível
evitar abordagens equivocadas nas interações com o cliente.

3 - Acompanhamento do desempenho do time

Um dos benefícios de um sistema de gestão é o armazenamento e a análise
detalhada de indicadores-chave, que revelam a performance do time com precisão.
Não são relatórios genéricos que trazem informações soltas, com aplicação limitada.

Pelo contrário, são documentos com dados ricos, que fornecem uma visão realista
do trabalho desenvolvido pela equipe tanto no atendimento ao cliente como também
nos bastidores.

Ao usar os dados para uma análise completa, é possível se apropriar de
informações específicas, como a quantidade de leads que cada vendedor converte
em clientes ou, ainda, o número de jobs entregue por um criativo.

Ou seja, um bom sistema de gestão não só fornece recursos para otimizar os
processos, mas vai além: revela todos os processos que exigem melhorias para que
o seu relacionamento com o cliente seja único, assertivo e surpreendente.

4 - Análise de métricas e indicadores-chave

Para acompanhar o desempenho do time, é fundamental ter acesso às métricas e aos indicadores-chave de desempenho.

Um bom sistema de gestão já traz as métricas certas indicadas. O trabalho do
gestor é implementá-las e acompanhá-las de perto.

Dentro do software, é possível gerar todos os relatórios e insights sobre os assuntos mais relevantes que impactam no desempenho do negócio e no relacionamento com os clientes.

Ou seja, o sistema mostra o que é mais relevante, mas também permite que o
gestor e sua equipe filtrem as informações e conduzam suas próprias análises.

5 - Automação de tarefas

Um dos principais benefícios de um sistema de gestão é a automatização das
tarefas comuns (e operacionais) do dia a dia, que exigiam muito tempo e energia do time.

A partir do momento que os profissionais configuram ações no sistema, eles
ganham fôlego para se dedicar a atividades mais importantes e estratégicas. É possível atender um prospect com mais tempo e foco ou, ainda, planejar uma estratégia de abordagem diferente. Porque, afinal, agora existe espaço na agenda do profissional para focar em ações com inteligência de negócio.

Um software de gestão dá conta de tarefas operacionais, garantindo agilidade aos
processos, enquanto dá mais espaço para que os profissionais do time possam se
organizar de maneira mais inteligente e produtiva e, assim, conquistar resultados superiores.

6 - Computação em nuvem

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que todos esses dados devem
estar disponíveis em um sistema cloud computing, ou seja, na nuvem. Somente este
tipo de armazenamento pode garantir a disponibilidade e a segurança dos dados da
empresa e dos clientes.

Além disso, essa é uma ótima maneira de economizar. Afinal, você não precisa
investir em licenças, nem instalar e configurar um programa nas máquinas da sua
empresa. Para usar um software de gestão com tranquilidade e segurança, basta
pagar a mensalidade e usar o sistema diretamente na internet.

Dessa maneira, além da segurança, você garante o acesso aos dados de qualquer
lugar e a qualquer momento, com atualização em tempo real. A dinâmica da sua
empresa na tela do seu computador!

Este guest post foi produzido pela Operand, empresa de Joinville-SC que possui um software de gestão de projetos simplificado. A Operand ajuda Agências de Publicidade, Comunicação, Marketing Digital, Equipes de Marketing e outros tipos de negócios e equipes a otimizarem a sua gestão e melhorarem a sua produtividade.

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