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Templates de cold mail que seus prospects irão responder

* Artigo original produzido em novembro de 2017 e atualizado em julho de 2021.

Se você está procurando por templates de cold e-mail, chegou ao lugar certo. No entanto, precisamos ser sinceros, caro leitor. Não estamos aqui pela metodologia, mas para ajudá-lo a vender mais. A questão não é mostrar qual é a mensagem correta e sim o que faz sentido para a prospecção da sua empresa.

Ao contrário do que é disseminado pela escola tradicional de vendas, não existe certo ou errado quando falamos de e-mail de prospecção. Temos o hábito de destacar aqui na Ramper que o nome do jogo é a resposta. Em outras palavras, isso significa que você já tem o e-mail do seu prospect, agora o que precisamos é conseguir a tão sonhada interação.

Os templates de e-mail são ótimos recursos para ajudá-lo a começar o seu processo de prospecção B2B. Porém, o mais importante neste momento é entender que essa etapa vai muito além disso. Se você construir a segmentação de contatos com eficiência e abordar os prospects com contexto, naturalmente, a evolução da venda será uma consequência.

Que tal abrir espaço para a criatividade e pensar em novas formas mais agradáveis e menos invasivas para abordar o seu prospect?

Para ajudá-lo durante essa etapa, separamos alguns exemplos a seguir. Eles não foram desenvolvidos por nossa equipe de redatores ou por um gênio de marketing. Eles são cases reais e foram implementados pelos próprios clientes da Ramper. Acompanhe!

1- Prospecção para empresas formais;

2- Prospecção ultra-personalizada;

3- Prospecção por contexto macroeconômico;

4- Estratégia de re-cadência.


1- Prospecção para empresas formais

Prezado, Fulano.

Eu represento a Empresa e somos uma Firma especializada em Auditoria Interna para empresas listadas na Bolsa de Valores.

Nossos clientes incluem organizações de capital aberto, listadas no novo mercado e que nos contratam para estruturar o ambiente de governança corporativa visando atender às novas exigências do novo mercado, em especial, a terceirização da auditoria interna.

Como você sabe, por diversas vezes o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA) relatou em pesquisas que uma estrutura de auditoria interna terceirizada proporciona ganhos mais elevados para as organizações e a Empresa é especializada nessa área.

Além disso, recentemente foi divulgado uma pesquisa feita pelo Valor Econômico em parceria com a B3 (bolsa de valores) que informa que apenas 6% das empresas listadas no novo mercado estão aptas a atender o novo regulamento do novo mercado e que até agosto de 2021, essas empresas deverão se adequar em relação à auditoria interna e outros requisitos de governança.

A sua empresa atende aos novos requisitos de auditoria interna exigidos pela B3? Você gostaria de agendar uma reunião conosco para compartilhamos alguns cases de sucesso e demonstrar como a nossa solução pode ajudar a sua organização também?

Cordialmente,

Nome.

Prós deste template:

  • Template produzido de acordo com o contexto e mercado do cliente, deixando a sensação que ele foi desenvolvido exclusivamente para aquela determinada pessoa.

Desafios deste template:

  • Por ser muito personalizado, ele pode ser mais complicado de escalar em sua empresa.

2- Prospecção ultra-personalizada

Bom dia Nome, tudo bem?

Me chamo Fulano e faço parte da Empresa X, empresa especializada na >variável demanda< (logística entre matrizes e filiais).

Ajudamos gestores de empresas como <EMPRESA DE SEGMENTO SEMELHANTE> (MAC,Granado e L’Occitane) a enviar documentos, mercadorias e materiais de marketing para suas unidades em <região< (todo Brasil).

Inclusive vi que vocês estão presentes em <Número> (17) shoppings, onde fazemos entregas diariamente!

Gostaria de entender como podemos ajudar a <SUA EMPRESA>. Podemos nos falar amanhã às 9h30?

Abraços,

Nome

Prós deste template:

Template personalizado. Pensado de acordo com o perfil do prospect. Dá a sensação que o material foi desenvolvido exclusivamente para uma única pessoa, e não enviado em massa, como ocorre com os modelos tradicionais.

Desafios deste template:

Um dos principais desafios desse template é definir quais serão as variáveis da mensagem. Exige muita pesquisa, por parte da empresa, para descobrir quais são as alternativas mais indicadas para a sua organização.

Por outro lado, quanto mais variáveis aplicar no conteúdo, maior será a probabilidade do prospect em se engajar com a mensagem, uma vez que ele consegue compreender que aquele material foi desenvolvido exclusivamente para o seu perfil.


3- Prospecção por contexto macroeconômico

Oi, /*nome*/! Tudo bem contigo?

Sou o Diego, consultor da EMPRESA em SP!

Te escrevo, porque recebemos um material muito bacana sobre as empresas paulistas que aderiram ao movimento #NÃODEMITA e vocês estavam lá!

Que demais! Ficamos muito felizes em ver a /*empresa*/ nessa lista!

Achamos o movimento extremamente significativo neste momento e está muito alinhado com o que a EMPRESA constrói no Brasil e no mundo!

Como está a movimentação de vocês para a infraestrutura dos seus funcionários de home-office?

Um abraço,

Prós deste template

Possibilidade de iniciar uma conexão de forma natural com o prospect. Aqui, o objetivo não é empurrar um serviço ou produto a qualquer custo. A mensagem trouxe o contexto do início da pandemia + a ação denominada de #nãodemita. Assim, você traz mais relevância para o conteúdo e até consegue gerar empatia no prospect.

Desafios desse template

É necessário pensar em um contexto que esteja relacionado ao seu prospect e ao  mercado. Uma dica interessante é fugir de temas polêmicos. Caso contrário, poderá transmitir uma imagem negativa.


4- Estratégia de re-cadência

Olá, tudo bem?

Aqui é o Diego da Ramper, te mandei um e-mail no passado, mas na época não tive sua resposta. Não quis ligar para você para não soar invasivo, mas como já atendo 40% das empresas do seu segmento eu fiz uma pesquisa e vi que a gente tem muito fit.

Antes de dar lost no meu CRM, eu levei esse caso específico para os gestores da minha unidade, Ricardo Corrêa e Victor Rossi. E eles pediram para eu tentar falar mais uma vez com você.

Isso vai ao encontro com as estratégias de contas nomeadas aqui da Ramper e gostaria muito poder abrir este diálogo contigo.

Qual um bom dia para falarmos?

Abraços,

Prós desse template

Permite trabalhar com aquelas pessoas que já conhecem o seu produto, serviço ou mercado. O fato do prospect não ter aberto o seu e-mail ou não ter respondido ao conteúdo não significa que ele não teve interesse por sua solução naquele momento. Por isso, vale a pena fazer uma nova tentativa, seja enviando um novo e-mail ou mudando o título do conteúdo.  

Desafios desse template

Desenvolver uma nova abordagem, que não pareça invasiva e que mostre para o prospect o quanto aquela prospecção faz sentido para aquele momento.

Percebeu como o contexto e a segmentação correta são importantes para um e-mail de prospecção? Tire o objetivo final da venda, e abra a sua criatividade para novas formas mais agradáveis não só para você, mas principalmente para o seu prospect.  

Para automatizar o processo de prospecção de clientes, você e sua equipe pode contar com o apoio de um software de prospecção. Trata-se de uma plataforma que ajuda a colocar as suas abordagens iniciais no piloto automático.

Com o Ramper, por exemplo, você acaba com aquele estresse de executar diversas atividades diárias que estão relacionadas às abordagens iniciais do prospects. Não é mais necessário trabalhar manualmente com planilhas de prospecção de clientes ou utilizar sistemas complexos.

A nossa solução permite automatizar sequências de e-mails e follow-ups, programar o momento certo de enviar um lead para o CRM ou nutrição e ainda oferece ótimas métricas para que você identifique quais são os pontos positivos e quais são aqueles que precisam ser ajustados em sua prospecção.

Quer ter mais sucesso com os seus templates de cold mail? Então, agende uma demo agora mesmo com a Ramper e veja como podemos ajudar a sua empresa com agilidade e eficiência.