Quem trabalha com vendas B2B sabe que o período de final de ano é mais desafiador para alcançar seus resultados. Quem trabalha bem com vendas B2B, sabe, também, que esse período pode ser o grande responsável por alavancar seus resultados de começo de ano.

Se você ainda tem dúvidas se deve manter sua prospecção ativa em dezembro, sugerimos que confira essa publicação antes de começar a leitura.

Agora, se você já sabe a importância de não relaxar na prospecção neste período do ano, e quer ter certeza de que não está se esquecendo de nada antes de ter alguns dias de recesso, montamos este checklist para você se preparar, com 10 itens para não perder de vista


Revise a data de envio das cadências

Confira se não há nenhuma cadência ativa que será disparada em um dia em que você não estará para evitar gerar expectativa e frustração no relacionamento com o lead.

Revise o copy das suas cadências

Procure por qualquer inconsistência de discurso que você já sabe que não funciona no mercado, assim como CTAs para retorno e agendamento de reuniões que não poderão ser realizados em um período tão curto

Analise os dados do ano para saber o que otimizar para 2021

Na correria do dia a dia, especialmente se você é responsável pelo processo de vendas ponta a ponta, se você não se programar a análise da sua estratégia acaba ficando em segundo plano entre e-mails, respostas, ligações, demos e propostas. Aproveite o preparo para suas férias para resolver, inclusive, pendências de análise do que está funcionando ou não na sua prospecção e entender o que precisa ser ajustado.

Agende uma reunião com o time para trocar aprendizados e traçar o plano para 2021

Depois de analisar seus resultados, é importante pensar em como isso poderá te ajudar quando voltar, e, também, como isso pode beneficiar o time - tanto a pessoa que irá cobrir sua ausência, quanto outras pessoas que podem ter atividades similares à sua. A colaboração entre pessoas da equipe e a troca de informações é uma prática recomendada durante todo o ano, e reforçada em tempos de novos planejamentos e ciclos.

Construa sua cadência de volta ao trabalho.

Se o seu mercado e sua empresa entrarem em recesso ou férias coletivas, é ainda mais essencial garantir a agilidade na retomada. Para isso, antes de sair de férias já deixe criada uma cadência para ativar na sua volta ao trabalho.

Prepare seu topo de funil

Antes de sair de férias, aproveite suas capturas de contato e construa novas listas. Junto à cadência de retomada, é importante já ter o contato das pessoas dentro do seu perfil de cliente ideal para não perder tempo para abordá-las ao retornar.

Confira a escala de trabalho para poder direcionar os emails

Especialmente se você irá aproveitar o final de ano e emendar férias, não se esqueça de direcionar seus contatos para outra pessoa da equipe. Independente se você atua ou não na liderança, suas atividades e resultados são sua responsabilidade e tomar a iniciativa em saber disso mostra autonomia e responsabilidade.

Ative seu aviso automático de férias

Imagine conseguir um retorno de um prospect com quem você queria muito falar e não conseguir responder nem direcionar para outra pessoa do time? Pois é. Mesmo que você esteja ausente, aproveite as possibilidades das ferramentas para não pausar toda a comunicação e agende uma resposta automática indicando quem procurar durante o período em que você estará fora.

Lembre de deixar o machado afiado

Enquanto algumas pessoas preferem desacelerar com o argumento de que é o que acontece no mercado no final de ano, outras saem na frente. Uma forma de se preparar para o ano seguinte é se capacitar, através de cursos, livros e eventos. Antes de sair de férias, aproveite ao máximo seu tempo de atividade.

Descanse!

Sabemos que a rotina de quem trabalha com vendas não é fácil. Depois de um grande ano de trabalho, se prepare com nossos lembretes acima e vá com a cabeça leve para descansar. Assim como é importante equilibrar atividades operacionais, estratégicas e buscar seu desenvolvimento profissional, ter um tempo para descansar irá te ajudar a ter uma vida mais saudável e resultados mais consistentes.