A ViaNuvem é uma plataforma de BPMS no code (gestão de processos de negócios, sem código). A proposta da empresa é otimizar os processos de trabalhos de empresas de médio de grande porte sem que haja a necessidade de investimento em grandes consultorias ou em tecnologia.

A empresa começou com foco em concessionárias e hoje apresenta um portfólio onde expandiu a atuação para atender diversos segmentos, como bancos, varejo, telecom, indústria e construção.

Falamos com Fredy Evangelista, CEO da ViaNuvem, para saber como era realizado o processo comercial da ViaNuvem, o que o motivou a contratar o Ramper e sobre os resultados impressionantes que conseguiu logo na primeira semana com a plataforma de prospecção ativa.

Da prospecção manual à automação para ganhar escala

A geração de leads na ViaNuvem antes do Ramper era feita de forma manual, além de um pequeno investimento em mídia paga. Uma equipe de SDRs fazia essa prospecção manual em cima de lista de contatos pré-existente e após o agendamento da reunião ocorria a passagem de bastão para um executivo. Por ser um produto complexo, alguns executivos também prospectavam em alguns momentos para aumentar o número de reuniões agendadas.

Há cerca de 1 ano, a ViaNuvem pivotou seu modelo para além das concessionárias, passando a atender outros segmentos. Ao se ver com a necessidade de desbravar estes novos mercados e encontrar novos perfis de cliente, surgiu a necessidade de uma automação do processo até então manual de prospecção a fim de aumentar o volume de geração de leads.

Do contato parado ao negócio fechado em menos de um mês

Como Fredy já havia trabalhado com Ricardo, CEO da Ramper, anteriormente, acompanhou todo o surgimento e conceito da plataforma e quando se viu com o gargalo de geração de leads logo lembrou da alternativa para resolver este problema.

A lembrança se mostrou acertada, e a ViaNuvem conseguiu resultados expressivos logo na primeira semana!

“Foi impressionante, a gente conseguiu criar resultado logo na primeira cadência que nós geramos no Ramper. Na primeira semana, nós conseguimos marcar cinco reuniões.

As primeiras cadências rodaram com base em uma planilha de contatos que estavam em stand-by e, além do aumento de 30% de agendamento de reuniões, os frutos com a ferramenta foram além: antes de completar um mês fecharam com um cliente que teve origem na prospecção com o Ramper.

O impacto do Ramper na prospecção

Fredy também compartilhou que o retorno positivo evitou que o time comercial ficasse inflado. A empresa já havia dobrado o tamanho do time de vendas, e com o Ramper, não foi necessário contratar mais SDRs. A comparação é que sem o Ramper seria necessária a contratação de duas pessoas, o que hoje não é mais necessário com a facilidade de organizar leads e contatos dentro do software.

Ainda assim, foi enfatizada a importância de ter uma pessoa que esteja disposta a utilizar o melhor da plataforma.

“Assim como todo software, ele depende do usuário. A dica que eu dou é que mesmo o Ramper fazendo a parte dele, a empresa tem que estar a disposta a usar o melhor da plataforma. Muita empresa acredita que quando contrata um software ele vai fazer mágica sozinho, mas tem que investir tempo, ter quem cuide dessa metodologia de prospecção com muito carinho.”

O impacto do Ramper na prospecção foi considerado pela ViaNuvem como muito positivio, permitindo ter uma abordagem muito mais sutil do que a cold call, não precisar procurar leads em todo o mercado e nem atrapalhar o dia a dia do cliente.

“Tanto para a imagem da ViaNuvem quanto para resultado de vendas, foi maravilhoso!”

Um processo centralizado e visível

Com o Ramper, a prospecção da ViaNuvem aumentou consideravelmente o seu volume. Diego Espíndola, Gerente de Sucesso da conta, menciona que ao trabalhar com tipos diferentes de leads e segmentos que podem vir de diferentes maneiras, como listas próprias de segmentos e também prospecção via captura (plugin), ter todo o processo centralizado dentro da ferramenta deu velocidade e amplitude à prospecção na ViaNuvem.

O Ramper conseguiu trazer visibilidade em tempo real a tudo o que está acontecendo, ou seja, os resultados práticos das prospecções de todos os usuários dentro do Ramper, auxiliando o time e o gestor de vendas.

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